sábado, 9 de outubro de 2010

DOE SUA HABILIDADE AO ROTARY

quarta-feira, 29 de setembro de 2010 fonte: http://coordenadorrotary.blogspot.com


DOE SUA HABILIDADE AO ROTARY

UMA PARÁBOLA SOBRE O IDEAL DE SERVIR
O representante oficial do RI na Conferência Distrital de 1996, Distrito 4750, foi o ex-presidente do RI, o indiano RAJENDRA SABOO. Homem culto, conhecedor do misticismo que envolve a cultura de seu povo, contou ele a seguinte lenda:
"Os dedos de uma das mãos se reuniram a fim de avaliar qual seria o mais importante no auxílio às necessidades diárias do homem.
  • Primeiro falou o polegar: eu sou o mais importante, porque sou eu quem suporta o maior peso do trabalho. Sou mais robusto e até separado de todos vocês, pelo que represento para o homem;
  • Segundo foi o indicador: o mais importante sou eu. A direção que o homem toma na vida depende da minha competência. Sou eu quem indica-lhe o caminho a seguir em busca da felicidade;
  • Depois falou o dedo médio: a minha importância supera a de vocês. Eu sou o primeiro a chegar aos acontecimentos devido ao meu tamanho;
  • Chegando a vez do dedo anular, ele falou: eu sou o mais importante porque sou o responsável pela união do homem com a mulher, sem o que não haveria a perpetuação da espécie humana;
  • Por fim falou o dedo mínimo: não tenho importância para o homem, considerando os prismas pelos quais discutimos nossa participação na vida humana. Todavia quero lembrar que sou o primeiro a me encontrar com o meu similar da outra mão, quando o homem eleva uma preçe a Deus."
O Rotary é constituído de muitos "dedos". Como os dedos das mãos, cada rotariano e rotariana tem sua importância singular. Cada pessoa traz consigo, ao nascer, uma característica própria de habilidade. Ao longo da vida exercita e aperfeiçoa o Dom que Deus lhe deu, que é empregado com maior ou menor eficiência, com maior ou menor interesse, dependendo, fundamentalmente, de dos fatores subjetivos: compaixão e ambição.Nossa intuição é composta, em boa parte, por pessoas que, em seu espírito, cultivam a compaixão. Incentivados pelos programas rotários e fiéis aos seus dons, colaboram com parcela significativa do seu trabalho para que os objetivos do Rotary sejam alcançados. A história do Rotary está cheia de exemplos de companheiros e companheiras que, com abnegação, deram de si para que projetos e programas tivessem êxito. Cada membro do Rotary é chamado para doar sua habilidade em favor das causas rotárias. É através dessas doações sem vaidades, sem preguiça, sem visar recompensas que o Rotary vai disseminando, em todo o mundo, o ideal de servir e promovendo a paz, supremo objetivo da instituição.Se não pudermos ser o mais importante dos "dedos" do Rotary, sejamos, pelo menos, aquele que apóia e diz Amém.Flávio de Matos - RC de São Gonçalo - RI - Revista Brasil Rotário - maio/99

Nenhum comentário:

Postar um comentário